Notícias

Dia do Exécito

DIA DO EXÉRCITO: TG 02014 participa de debate com alunos da Escola Antares

 

Buscar informação através da pesquisa. Promover o conhecimento reunindo objeto e curiosidade em um mesmo espaço. Fora da sala de aula, os alunos da Escola Antares tiveram uma "aula" diferente. Junto com os professores, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, estavam soldados fardados. O objetivo?  Trazer para dentro da escola, uma outra escola, O Tiro de Guerra de Garça, também conceituado como Escola de Civismo e Cidadania. O motivo, são as comemorações alusivas ao Dia do Exército, comemorado no dia 19 de abril. A iniciativa da Escola, por meio do professor José Luis Fernandes Tech, empolgou os estudantes. "Essa é uma geração de pesquisa, e esta atividade propõe uma experiência diferenciada aos alunos. Eles estão ouvindo a resposta imediata, direta do objeto pesquisado. Acredito que este diferencial é que vai contribuir para a construção do conhecimento deles", disse o professor Tech.

A ideia deu certo. Depois de ouvirem um pouco sobre patriotismo, deveres, coragem, lealdade e demais atributos os quais devem ter um soldado, a curiosidade dos alunos se tornou destaque no encontro. Eles quiseram saber sobre as atribuições das Forças Armadas nos mínimos detalhes, perguntaram sobre o fardamento, patentes, a diferença entre Polícia e Exército, dia a dia nos quartéis, hierarquia e especialmente, como fazer para ser um soldado. E se alguém pensa que a curiosidade foi apenas dos meninos, engana-se, as meninas perguntaram muito e demonstraram encantamento pelas profissões que podem ser exercidas dentro dos quartéis. Foram quase duas horas de perguntas e respostas, mas no fim, a satisfação do dever cumprido foi externada pelo intrutor chefe do TG, subtenente Rudolf Lorenz. "Foi uma experiência muito especial, tanto para mim como para os atiradores. Classifico esta tarde também, como uma oportunidade de troca de experiências. De poder, neste dia especial, em que comemoramos os 368 anos do Exército, mostrar para os alunos um pouco desta profissão que tanto nos orgulha e dignifica e o mais importante, constatar o interesse deles pelos princípios de civismo e cidadania, que são os princípios do TG 02014".

 

Além do instrutor, participaram da atividade os atiradores, Pellate, Pierino, Barros e Schiasso. As professoras Paula do 5º ano e Márcia do 4º ano também acompanharam a atividade. Os atiradores também distribuíram exemplares da Revista Recrutinha aos alunos do 1º ao 5º ano.

Postado por: eloisa Publicado em: 19/04/2016 Mais notícias